sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Período pós-eleitoral, como se preparar?

Em ano de eleição sempre aparecem os mesmos fantasmas, dentre eles a instabilidade econômica e o aumento da inadimplência têm impacto direto nas empresas de factoring. Empresários do setor não acreditam em queda no faturamento. Alguns economistas já alertam para uma possível queda no volume de operações e para um aumento considerável dos índices de inadimplência, mas nem todo mundo concorda com essa perspectiva.
O empresário José Maria Catuária, por exemplo, não acredita que haverá mudanças significativas no cenário nacional. “Eu não creio que deveremos ter mudanças na economia em curto prazo, portanto não estou tomando medidas pós-eleição”, comenta sobre a necessidade ou não de preparar sua empresa para um período ruim no pós-eleição.
Essa opinião também é compartilhada por Bruno Assumpção, diretor regional da Associação Brasileira de Factoring (ABFAC) em Belo Horizonte, economista e empresário de factoring. “Não acho que a eleição gere um efeito sazonal dessa magnitude. Até porque estamos vivendo o pós-eleição para a maioria dos cargos eletivos. Em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, os Estados mais importantes, a eleição de governador acabou no primeiro turno.”
Mesmo assim, Assumpção alerta para o fato de que o próximo governo deverá respeitar uma agenda de ajustes para que a economia brasileira continue crescendo. “Mas está na agenda de quem vencer as eleições presidenciais [no dia desta entrevista, o segundo turno não tinha sido realizado ainda] um ajuste fiscal, já que a economia está andando muito frouxa e as contas públicas precisam de mais ordem. Mas isso é para o ano que vem e tem um efeito que demora de seis a nove meses para se fazer sentir.”
Caso haja desaceleração, ainda assim não é motivo para pensar em decréscimo na opinião de Assumpção. “E mesmo que haja uma desaceleração do crescimento, temos de lembrar que desacelerar não significa decréscimo. Ou seja, o cenário continua muito benigno.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário