quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Há dois anos: Como funciona o factoring nos Estados Unidos?

O factoring nos EUA não é um negocio novo. Em 1982, o ano em que a ANFAC foi fundada, o mercado de factoring americano já movimentava mais de US$30 bilhões. Ao contrario do mercado brasileiro, que ainda é jovem e empreendedor, o mercado americano é maduro. Varias empresas possuem mais de 30 anos de existência e a legislação é bastante clara.
As diferenças com a pratica no Brasil são significativas. Elas são decorrentes da cultura americana de negócios (o país no mundo onde a legislação é a mais favorável às empresas) e da eficiência do poder judiciário. Para nos, empresários do setor, vale a pena entender a sua estrutura básica tendo em mente que muitas das suas vantagens não seriam aplicáveis no Brasil. Ai vão os detalhes:

1. O contrato engloba todo o contas a receber do cliente em exclusividade: As factorings geralmente exigem um contrato de exclusividade na compra de todos os títulos gerados pelas vendas da empresa, com o direito de rejeitar os que não lhes interessar. Isso evita que o cliente desconte com a factoring somente os títulos viciados ou de alto risco.
2. Contrato de no mínimo seis meses: Geralmente se exige um contrato de no mínimo seis meses.
3. Manutenção de reserva de garantia: Geralmente se adianta apenas 80% do valor dos títulos. Os 20% restantes são mantidos como reserva caso algum titulo não seja pago. O fator é deduzido no momento da devolução dos 20% restantes.
4. Alienação total do contas a receber: Apos assinar o contrato com o cliente, a factoring registra no website do governo do estado um documento de alienação do contas a receber do cliente em seu favor. Todas factorings, sem exceção, checam o site do governo antes de fechar um contrato com um cliente. Assim, fica extremamente reduzido o risco da venda do mesmo titulo para duas factorings ou mesmo a utilização do contas a receber como garantia a dois credores diferentes. Este processo é extremamente simples, rápido e barato. O documento já fica disponível no site no mesmo dia do registro.

5. Factoring não requer nenhuma prestação conjugada de serviços: Basicamente, factoring é compra de recebereis e nada mais (ela é inclusive caracterizada como empresa financeira comercial). Não ha nenhuma obrigatoriedade em prestar serviços de analise mercadológica, gerenciamento do contas a pagar, ou serviço similar. Note que as factorings naturalmente exigem "gerenciar" as contas a receber para evitar que pagamentos sejam feitos diretamente ao cliente - não com o intuito de prestar se serviço e gerar uma fonte de receita adicional.
6. Direito de Regresso: O cliente e a factoring tem o direito de decidir se ha. ou não regresso no caso de não-pagamento. Não ha a menor divergência nos tribunais quanto ao assunto, já que a lei comercial americana é clara. A grande maioria das factorings trabalha com regresso, mas ha exceções. Na pratica isso gera uma grande vantagem para os clientes: ter opções. Eles podem escolher assumir o risco do titulo e pagar uma taxa menor ou simplesmente pagar uma taxa maior e não ter preocupações. Somente para se ter uma idéia, o custo mensal com regresso é de 2.5% e sem regresso de 5% (media na Califórnia).
Ha ainda outras diferenças, mas estas são as mais relevantes. Apesar de muitas destas características criarem condições de menor risco à operação, elas simplesmente não fazem parte da nossa cultura de negócios e tampouco tem sustento na nossa legislação. No entanto conhece-las pode nos ajudar a ver o mercado de maneira diferente e ate potencialmente ajudar-nos como empresários a criar novas soluções para redução do risco ou influenciar mudanças legislativas.

2 comentários:

  1. Olá, meu nome é Felipe. Trabalho com factoring no Brasil e estou passando um tempo nos Estados Unidos para acompanhar de perto a inauguraçāo de uma factoring aqui.
    Embora este blog pareça estar desativado, se receber esta mensagem gostaria de tirar mais informações, se possível, claro.
    Obrigado pela atençāo.
    Abraços,
    Felipe

    ResponderExcluir
  2. ola: meu nome é Jander e também trabalho com fectory !

    gostaria de saber, quanto ganha uma captador de cliente?

    aqui estamos no brasil ganhamos comissão sobre fator(TX) estabelecido por cliente.

    ResponderExcluir