sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Fique atento à concentração da carteira

Fique atento à concentração da carteira
“Como diria Nassim Taleb, autor de The Black Swan, o evento que vai te atingir com mais força virá de onde menos se esperando. Ou seja, os bons clientes geralmente são aqueles para os quais baixamos a guarda e acabamos tendo os maiores problemas. Todo cuidado é pouco”, sentencia Bruno Assumpção
Seja o volume de títulos de um determinado sacado ou de um cedente, a concentração de recursos da carteira de factoring deve ser evitada ao máximo, na opinião dos estudiosos da atividade. “Volto a insistir que quanto mais pulverizada a carteira em sacados e cedentes melhor”, afirma o diretor regional da Associação Brasileira de Factoring (ABFAC) em Belo Horizonte, Bruno Assumpção.
Ele defende que o gestor da factoring deve evitar a concentração para diluir os riscos e, principalmente, proteger a empresa de grandes prejuízos. “O ideal é que nenhum cedente represente mais do que 5% da carteira total e cada sacado não passe de 1%. Se, por exemplo, um cliente que representa 5% da carteira der problema, não afetará a saúde financeira da empresa. Agora imagine se a factoring concentrar 20%, por exemplo, em um só cedente ou sacado. Se ocorrer um problema ali, a empresa sofrerá um grande baque.”
A postura da empresa em relação a essa questão deve ser definida como política de gestão, na opinião do diretor operacional da ABFAC, Rogério Castelo Branco. “Eu acho que a factoring deve sempre contemplar em sua política de crédito uma concentração máxima por cedente e sacado. No caso dos sacados, uma boa referência é o fator cobrado do cliente. O ideal, não necessariamente o possível, é que a concentração por sacado não ultrapasse o fator cobrado, pois se nem sacado, nem cedente honrarem o título, perde-se somente o ganho, e não o capital. No que diz respeito ao cedente, recomendo sempre que a factoring compre um percentual do faturamento não comprometido, ou seja, expurgue do faturamento bruto o total já comprometido no mercado.”
Os cuidados com a saúde financeira da empresa de factoring não apenas garantem uma estabilidade para o dia-a-dia, como também ajudam o gestor a evitar que fraudes e outros problemas esporádicos atinjam proporções extremas. Isso deve ser pensado tanto para novos clientes como para aqueles que operam há algum tempo. “Como diria Nassim Taleb, autor de The Black Swan, o evento que vai te atingir com mais força virá de onde menos se esperando. Ou seja, os bons clientes geralmente são aqueles para os quais baixamos a guarda e acabamos tendo os maiores problemas. Todo cuidado é pouco”, finaliza Assumpção.

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