quinta-feira, 22 de julho de 2010

O que é operação com trava bancária?


O que é operação com trava bancária?

“A trava bancária é o nome da operação em que o sacado faz o crédito em uma conta determinada em contrato e a factoring/banco fazem a gestão da conta e o adiantamento do dinheiro; essa operação também é conhecida como desconto de contrato.”
A explicação é do economista, empresário e diretor regional da Associação Brasileira de Factoring (ABFAC), Bruno Assumpção. Ele explica ainda que por trás desse tipo de operação está a necessidade de negociar títulos de empresas que proíbem seus fornecedores de descontar seus créditos com terceiros, como é o caso de boa parte das montadoras. Esse tipo de empresa não paga boletos ou qualquer tipo de cobrança em que conste outros dados que não os de seu fornecedor ou prestador de serviço.
“O que está por trás disso é que as grandes empresas muitas vezes se recusam a pagar boletos bancários. Assim elas fazem apenas crédito direto na conta do fornecedor e os bancos criaram uma forma de descontar esse recebível com a chamada trava bancária”, ensina Assumpção. Ele demonstra que nesses casos, o pagamento feito pelo sacado é por meio de TED na conta em nome da cedente. “O banco em conjunto com o cedente travam junto ao sacado a conta de recebimento. Essa conta será a conta do banco.” A administração da conta é feita pelo credor, banco ou factoring, por meio de procuração.
Assumpção ressalta o fato de que embora seja o mesmo procedimento para banco e para factoring, a segurança da operação é diferente. “Para os bancos essa operação é melhor amarrada, já que normalmente a empresa sacada sabe que há uma operação bancária. No caso das factorings o sacado fica no escuro.” Ele afirma ainda que nem mesmo os bancos fazem esse tipo de operação corriqueiramente. “Essa é uma operação que os bancos criaram e mesmo eles não gostam muito de fazer.” Na aparência, segundo Assumpção, a operação é muito bem arquiteta, mas na prática não é bem assim, principalmente para as factorings.
“As factorings acabaram criando uma operação parecida [com a do banco], abrindo uma conta no nome do cliente com a procuração para movimentar a conta e a trava bancária. A operação parece ser bem amarrada, mas não é porque o sacado não é informado da cessão e por isso pode mudar o pagamento no meio do caminho.” Além de jamais poder cobrar o sacado, a factoring não tem como fazer as confirmações dos títulos já que se trata de um negócio “às escondidas”. Isso pode resultar em investimentos ruins e inadimplência.

Veja na edição de amanhã os detalhes desse tipo de operação e quais os pontos fracos dela em relação às demais formas de operar.

Um comentário: